Estande Virtual XII CBSAF

GIZ Brasil

A Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, desenvolve  um trabalho que teve início com ações entre o governo alemão e pequenas cooperativas brasileiras nos anos 60 e 70, para se tornar, ao longo das décadas, uma parceria sólida entre os dois países, que envolve a atuação de governos, da iniciativa privada e da sociedade civil.

A Cooperação Brasil-Alemanha está de norte a sul do país, seja no campo ou nas grandes cidades; apoiando pequenos produtores ou formando jovens para as profissões do futuro; protegendo comunidades tradicionais ou desenvolvendo tecnologia de ponta. O propósito é sempre o mesmo: transformar o presente e construir um futuro mais justo e sustentável.

 

Mais informação em Home - Cooperação Brasil-Alemanha (cooperacaobrasil-alemanha.com)

Há 60 anos, Brasil e Alemanha trabalham juntos para transformar o presente e construir o futuro.

Brasil e Alemanha estabeleceram que sua Cooperação para Desenvolvimento Sustentável será orientada para a superação dos desafios globais de Mudança Climática e Conservação da Biodiversidade. Como pontos principais foram acordados os temas “Energias Renováveis e Eficiência Energética”, bem como “Proteção e Uso Sustentável das Florestas Tropicais”. A Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável é, como parte da Parceria Estratégica, uma cooperação internacional oficial entre a Alemanha e o Brasil. Ela engloba tanto o intercâmbio político de ambos os governos, como também a realização de projetos concretos em conjunto.

Atuação da GIZ Brasil: Apoiamos quem protege a vida e a floresta

Conheça o Projeto RECA -
PRC 21 - Projeto RECA - YouTube

O Projeto RECA, localizado em Rondônia, reúne agricultores familiares vindos de várias partes do país que apostaram no cultivo de frutos típicos da região amazônica como açaí, cupuaçu, pupunha e castanha-do-brasil em SAFs e, hoje, veem sua produção sustentável conquistando mercados em várias capitais. A GIZ Brasil apoia essa iniciativa com ações de fortalecimento organizacional e desenvolvimento de tecnologias de produção.  

Outro empreendimento apoiado pela GIZ Brasil, a CAMTA, em Tomé-Açu-PA, é um exemplo bem sucedido de como a produção em SAFs pode impulsionar a economia de uma região e fazer a diferença na inclusão social e produtiva das pessoas. O vídeo faz uma breve linha do tempo da imigração japonesa no Pará e mostra também a planta industrial da cooperativa. Programa de abril de 2021 do Globo Rural.

Alimentação escolar para povos e comunidades tradicionais - 
Animação YouTube

A GIZ Brasil apoia o uso sustentável e a valorização da biodiversidade, criando estímulos positivos para a conservação da floresta e fortalecendo elementos estratégicos da bioeconomia sustentável e inclusiva na Amazônia. As articulações e ações para ampliar e qualificar a participação dos povos e comunidades tradicionais e da agricultura familiar nas compras públicas no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) são exemplos apresentados nesta animação.

Publicações e Ferramentas

Livro_GIZAmazoniaMesa_sociobiodiversidade.png

Livro

Amazônia à Mesa: receitas com produtos da sociobiodiversidade para a alimentação escolar

Cozinhar com esses produtos é apoiar a agricultura familiar e garantir uma alimentação saudável, de qualidade e atenta aos hábitos alimentares locais. Amazônia à Mesa traz 40 receitas com ingredientes da sociobiodiversidade, desenvolvidas por merendeiras e nutricionistas do Amapá e do Amazonas e profissionais da gastronomia, com apoio da GIZ Brasil.

capa_livroGIZ_alimentacaoindigena.png

Guia

Guia Alimentação Escolar Indígena e de Comunidades Tradicionais

Essa publicação aborda estratégias para promover a alimentação escolar em comunidades indígenas e tradicionais no Amazonas, fortalecendo os atores envolvidos e indicando os passos para a sua implementação. Ela foi desenvolvida pela Comissão de Alimentos Tradicionais dos Povos no Amazonas (Catrapoa) com apoio da GIZ Brasil.

capa_livroGIZ_feirasorganicas.png

Guia

Guia Prático Gestão de Feiras Orgânicas na Amazônia

As feiras orgânicas são um importante canal de comercialização direta da família agricultora para as populações urbanas. Para apoiar a consolidação desses espaços, a GIZ Brasil traz neste guia recomendações técnicas e práticas relacionadas à gestão de feiras da agricultura familiar, baseadas nas vivências da Rede Maniva de Agroecologia (Rema), do Amazonas.

© 2021 SBSAF I Todos os direitos reservados I Por ADECCUA
20210707-logo-XII-cbsaf-v1-circunf-verde-laranja-lampada.png
XII CBSAF - Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais
Conciliando Pessoas e Evoluindo Paradigmas
13 a 17 de dezembro de 2021
100% online


Contatos:
contato@sbsaf.org.br  I  91 9 8761-3474 (WhatsApp)
© 2021 SBSAF I Todos os direitos reservados I Por adeccua.com