• SBSAF

Cacau na Amazônia Brasileira: História, Genética, Melhoramento e Sistemas de Cultivo Sustentáveis


O livro "Cacau na Amazônia Brasileira: História, Genética, Melhoramento e Sistemas de Cultivo Sustentáveis" se trata de uma revisão bibliográfica de centenas de artigos científicos, relatórios técnicos e documentos de circulação restrita, além do conhecimento e experiência acumulada pelos autores.


Os dois primeiros capítulos envolvem generalidades e curiosidades sobre o chocolate, a origem do cultivo do cacaueiro desde as evidências arqueológicas do consumo do chocolate há mais de 5.000 anos, em regiões equatorianas, e um histórico da planta no ambiente amazônico indo do extrativismo ao cultivo tecnificado.


Outros sete capítulos, com o objetivo de reunir as informações mais importantes sobre avanços da pesquisa na Amazônia brasileira, abordam temas de cunho técnico-científico envolvendo a classificação botânica, morfologia, biologia floral e sistemas reprodutivos, coleta, avaliação e caracterização dos recursos genéticos, melhoramento genético do cacaueiro, utilização do cacaueiro baseado em Sistemas Agroflorestais (SAF) e uso de tecnologias, níveis de produtividade e economicidade dos modelos de SAF.



É uma obra importante para aqueles que se dedicam ao cultivo do cacaueiro na Amazônia, como também para pesquisadores, professores e estudantes com interesse em conhecer mais pormenorizadamente aspectos técnico-científicos da espécie Theobroma cacao L.


O livro será lançado em breve pela editora SBSAF (Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais), com o apoio da cooperação alemã, GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit).


Editores Técnicos: Caio Márcio Vasconcellos Cordeiro de Almeida e Manfred Willy Müller.


Autores: Fernando Antônio Teixeira Mendes, Fernando Luíz de Oliveira Corrêa, Paulo Gil Gonçalves de Matos e Paulo Sérgio Bevilaqua de Albuquerque.


#chocolatenaamazônia #chocolateamazônia70%cacau #cacaunativodeonde

#cacau mendes #bombonsamazônia #produçãodecacaunaamazonia



255 visualizações0 comentário