Cacau na Amazônia:
capa #livro #livrocientifico #cacaunaamazonia #amazonia #amazon #sistemasagroflorestais #c

Título:             Cacau na Amazônia Brasileira: História, Genética, Melhoramento e Sistemas de Cultivo Sustentável

Autores:        Caio Márcio Vasconcellos Cordeiro de Almeida e Manfred Willy Müller

ISBN/ISSN:  978-65-84900-00-4

Editora:         SBSAF

Apoio:            Cooperação Alemã (GIZ)

Ano:                2022

Edição:          1

Páginas:        294

Idioma:           Português

Preço:               Brevemente à venda (valor a definir)  

Descrição:     

Estudos apontam que o consumo do chocolate produz, em geral, sensações de prazer, atribuídas à presença de substâncias que provocam bem-estar e aumentam a produção de feniletilamina, uma substância do grupo das endorfinas. Os primeiros consumidores atribuíam ao chocolate propriedades de “fortalecimento, restauração e afrodisíaco”. Por essas questões, o cacau tornou-se no passado em matéria-prima desejada pelos colonizadores europeus que o incluíam entre as “drogas dos sertões”, produtos que obtinham preços compensadores no mercado das especiarias.

 

Estudiosos do clima da terra admitem a possibilidade de ocorrência de aumento de temperatura em diversas regiões, com impactos devastadores, incluindo países africanos que respondem por cerca de 70% da produção mundial de cacau, e que, por isso, ficarão impossibilitados de produzirem essa commodity. Desta forma, prevê-se que o chocolate se tornará em futuro próximo em “iguaria de luxo”.


Por se tratar de uma espécie perene tolerante à sombra e, tradicionalmente, cultivada em associação com outras espécies vegetais, os cacauais, em geral, constituem áreas com grande diversidade biológica, e que formam um ecossistema com temperatura mais amena e com grande capacidade de captura e fixação de carbono, contribuindo, portanto, para reduzir o efeito estufa. São características de grande valor em cultivos comerciais e que podem ser transformadas em moeda ambiental, se os produtores rurais estiverem bem organizados.

Palavras-chave: 1. Cacau. 2. Theobroma cacao. 3. Cacau – Melhoramento Genético. 4. Cacau –Sistemas Agroflorestais. 5. Amazônia.