CBSAF I

icbsaf I.jpg


CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS - EDIÇÃO I

I ENCONTRO SOBRE SISTEMAS AGROFLORESTAIS NOS PAÍSES DO MERCOSUL

Tema Central: Sistemas Agroflorestais no Desenvolvimento Sustentável

ISSN 

Apresentação

O cenário nacional e internacional sinalizam mudanças importante na forma de uso dos diferentes sistemas de utilização da terra. Aspectos relativos à sustentabilidade ambiental e social têm assumido cada vez maior importância e devem ser considerados em pé de igualdade com parâmetros de produtividade econômica e física.

Por levarem em conta aspectos econômicos, sócias e ambientais, os Sistemas Agroflorestais (SAF’s) são uma alternativa de uso da terra extremamente atrativa e de inegável vocação para a sustentabilidade. Apesar de serem utilizados há muito tempo em várias partes do mundo, só recentemente o SAF’s passaram a ser tratados como um tema de pesquisa cientifica.

Considerando estes fatos e a necessidade de se concretizar a abertura de um fórum onde se possa apresentar e debater este tema, a EMBRAPA, através do Centro Nacional de Pesquisa de Florestas/CNPFlorestas e  do Centro de Pesquisa Agroflorestal de Rondônia/CPAF-RO, não poupou esforços para realizar o I CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE SISTEMAS AGROFLORETAIS e o I ENCONTRO SOBRE SISTEMAS AGROFLORESTAIS NOS PAISES DO MERCOSUL. Os eventos têm como tema central: ‘’Sistemas Agroflorestais no Desenvolvimento Sustentável’’, de significativa pela crescente necessidade de:

Compatibilizar e sistematizar as contribuições das diferentes instituições, pesquisadores e especialistas;

  • Conscientizar o segmento produtivo, para a adoção de práticas agrossilviculturais, solidificando sua contribuição na oferta de alimentos e na diversificação de renda em base sustentáveis;

  • Estabelecer parâmetros de competitividade, com base na produtividade e qualidade, que demandam desenvolvimento tecnológico, a serem considerados na integração econômica;

  • Conhecer os tipos e aplicações de SAF’s adequados às condições do ambiente regional, de modo a viabilizar o processo de uso do solo de forma ordenada e sustentável.