CBSAF II

iicbsaf.jpg


CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS - EDIÇÃO II

Tema Central: Contexto da Qualidade Ambiental e Competitividade

ISSN 

Apresentação

A Comissão Organizadora do II Congresso Brasileiro Agroflorestais (IICBSAF) agradece a todos que apresentam os textos de suas exibições orais diferentes sessões do evento. Como já mencionado anteriormente, a estrutura do congresso, talvez tenha surpreendido, mas essa formatação deve-se à intenção de possibilitar uma dinâmica em que vários assuntos associados aos temas pudessem ser abordados e que, através de um processo participativo, novos rumos pudessem ser tomados por diferentes grupos de pesquisas, possibilitando assim, o avanço no conhecimento e no desenvolvimento de sistemas agroflorestais.

Dentro deste enfoque, as sessões de painéis ficarem associados aos temas das sessões técnicas, onde houve a presença de um avaliador, que analisou os painéis apresentados e posteriormente estas análises foi apresentada dentro da sua respectiva sessão técnica. Esperou-se, com este tratamento especifico aos painéis, que questões metodológicas, diferenças de abordagem de trabalhos, temas conceituais, assim como a analises e interpretação de dados pudesse ser levantadas e discutidas. Neste sentido, é importante esclarecer, que dos resumos expandidos submetidos (próximo de 80), foram classificados pela comissão organizadora quanto à sessão mais apropriada, em função da abordagem do trabalho e interpretação de seus resultados. Vários resumos poderiam estar concomitantemente em uma ou mais sessões e, nestes casos, buscou-se também um equilíbrio para possibilitar o trabalho dos avaliadores de painéis. Vale também salientar que só não foram aprovados resumos que destoavam da temática das sessões técnicas, e neste caso, apenas quatro não foram aprovados.

Dais apresentações orais, tentou-se ao máximo obter os seus respectivos textos, mas em alguns casos não foi possível. Neste sentido, a sessão mais prejudicada foi a Sessão Técnica II “Análise integrada de indicativos biofísicos e sócio-econômicos” cujos respectivos textos, tanto de uma palestra quanto da apreciação de painéis, não foram apresentados. Em alguns casos de palestras em que houve dificuldade de obter seus textos correspondentes, foi utilizado, o próprio material usado na apresentação. Reconhecemos que esta forma não é adequada, mas acreditamos também que, mesmo da forma apresentada, pode-se extrair informações importantes. Os textos não sofreram qualquer modificação expressando, desta forma, opiniões, afirmações, conclusões e mesmo ortografia e gramática de inteira responsabilidade de seus autores. Tentou-se apenas uma formação padronizada de paginação sem alterar inclusive, a fonte original.

Ao estruturar a apresentação dos trabalhos na forma de painéis, e tentar uma avaliação dos mesmos como uma contribuição à discussão temática em plenário, buscou-se apenas inserir a contribuição de todos na formação de novos conceitos, de abordagem de trabalhos e no aperfeiçoamento metodológico. A participação efetiva de todos foi fundamental ao sucesso deste evento.